domingo, 7 de julho de 2013

O QUE CARACTERIZA: PROJETO, CURRÍCULO E TECNOLOGIA? E QUAL RELAÇÃO EXISTEM ENTRE ELES?



      O projeto é caracterizado por seu caráter interdisciplinar,    pois nenhuma área do conhecimento existe isoladamente, faz parte de um todo inter-relacionando, uma vez que é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. Segundo MACHADO, “O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível de uma ideia, é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato”.
            Sendo assim, falar da construção de um projeto é falar de planejamento no contexto de um processo participativo, onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que deverá iluminar o fazer das demais etapas.
            O currículo pode ser definido como “ um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem, não só no que concerne  à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades”. (Cesar Cool), o mesmo acrescenta que o currículo precisa ser respeitado permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação, do país, de cada rede de ensino e de cada professor”.
            Portanto, as tecnologias de hoje são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da implantação de diferentes mídias como imagem, som, animação, texto e etc.
            As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Pois, currículo é um processo dialético, constituído na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica.
            A tecnologia é um conjunto de conhecimentos específicos acumulados ao longo da história, sobre as diversas maneiras de utilizar em ambientes físicos seus recursos materiais em beneficio da humanidade.

      Entretanto, a relação entre currículo e tecnologia no contexto escolar acontece através do desenvolvimento do currículo por meio da elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Assim o trabalho com projeto propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas para que isso aconteça o projeto precisa ser construído com a participação de todas as pessoas no processo educativo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário